WhatsApp

VEREADOR PABLO DANTAS

JUVENTUDE EM AÇÃO!

Tavares/PB

CALDO DE BOTECO

 

O Bar Restaurante & Petiscaria Caldo de Boteco fica localizado à Rua São Miguel, em Tavares/PB. Contatos: (83) 9.9929-2734 ou 9.9611-2191.

VEREADOR MARCELO DE ZECA

Líder da Oposição de Tavares/PB na Câmara

Designer e Assistência Técnica

Rua Manoel Prudente Nunes, nº 302, Centro-Juru/PB. Tefones: (83) 9.9816-1658 ou 9.9608-7857

WILSON DO SILVESTRE

“Trabalho com Transparência”

VEREADOR – TAVARES/PB

JÚNIOR DE MOCINHA

VICE-PREFEITO DE CARNAÍBA/PE

LOJA CM VARIEDADES

Tavares/PB. Fone/WhatApp: (83) 9629-7831

 

 

 

 

 

 
 
 
 

 

Alunos de Triunfo vivenciam a história do Cangaço e de Lampião em Serra Talhada

Alunos de Triunfo vivenciam a história do Cangaço e de Lampião em Serra Talhada. Foto:Sebastião Costa/ Divulgação

Projeto Passeando pela História - Museu do Cangaço" recebe nesta quarta-feira, a cidade de Triunfo. Alunos e professores da Oásis do Sertão  desembarcam no município de Serra Talhada, a Capital do Xaxado, para reviver a história do cangaço e descobrir curiosidades acerca da terra natal de Lampião, por meio deste projeto que teve início em abril com o compromisso de trabalhar com os 17 municípios do Sertão do Pajeú. O projeto, que tem Patrocínio da Caixa Cultural, é direcionado aos professores e estudantes das escolas públicas do Sertão do Pajeú, que além de conhecer a história do seu povo, vão vivenciar lugares que foram palcos de acontecimentos históricos vividos entre Virgolino Ferreira e seus inimigos.

Nas primeiras horas da manhã, os alunos são recebidos no Museu do Cangaço, e em seguida seguem o roteiro por Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre os Ferreira e Zé de Saturnino (seu primeiro inimigo). De lá, os estudantes visitam a casa grande da Fazenda Pedreira (palco de memoráveis confrontos com cangaceiros) e desemboca na Casa de dona Jacosa, avó materna de Lampião, ali, ele nasceu e viveu até sua maioridade.

O roteiro inclui ainda a Praça Agamenon Magalhães, que originou o município (Marco Zero) e mantém os casarios construídos nos séculos XVIII e XIX. Igreja do Rosário e a  Matriz da Penha, com seu estilo neoclássico com ares de modernidade.

Em seguida, os visitantes seguem para a Casa da Cultura - Museu da Cidade, que conta com muitas histórias e lendas que permeiam o imaginário popular e onde os jovens terão contato com o acervo cultural da cidade. Por último, será visitado o Museu do Cangaço, o maior do gênero no Brasil, que funciona na antiga estação ferroviária (prédio de 1957) e que tem fotos e objetos, como utensílios domésticos, armas, livros, filmes e documentários sobre os cangaceiros, as volantes e outros personagens que foram parte forte da história do cangaço e do Nordeste brasileiro.

Os visitantes são recebidos por monitores que narram alguns fatos nesse passeio pela história. Alunos e visitantes participam de uma palestra com o pesquisador e escritor do cangaço, Anildomá Willans de Souza, que tem quatro livros publicados sobre o tema. Há ainda o serviço de um almoço, preparado com a típica culinária sertaneja, finalizando o passeio com uma apresentação do Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, dança criada pelos cangaceiros. O projeto tem o patrocínio da Caixa Cultural, da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal.

IVINET

CENTRAL: (83) 3450-1177 ou (Tavares) 83- 9 9618-8308, (Princesa Isabel) 9 9850-0074, (Manaíra) 9 9908-2110. Mais informações, clique na imagem.

PREFEITURA DE TAVARES/PB

PREFEITURA DE CARNAÍBA/PE

PREFEITURA DE JURU/PB

ARTE MÍDIA

Comunicação Audiovisual -Tavares/PB. Fone: (83) 9 9869-8213. Hélio Mendes.

ÓTICAS SANTA LUZIA

Rua Manoel Lima, ao lado da Agência dos Correios, Centro - Tavares/PB. Fone: (83) 9869-0840. Adm: José Valdeney e Marta Alves.

OTÍCA SERRA TALHADA

Rua Manoel Lima, ao lado da Ultramed, Centro - Tavares/PB. Fone: (83) 9692-7346.