WhatsApp

VEREADOR PABLO DANTAS

JUVENTUDE EM AÇÃO!

Tavares/PB

VEREADOR MARCELO DE ZECA

Líder da Oposição na Câmara de Tavares/PB

Designer e Assistência Técnica

Rua Manoel Prudente Nunes, nº 302, Centro-Juru/PB. Tefones: (83) 9.9816-1658 ou 9.9608-7857

JÚNIOR DE MOCINHA

VICE-PREFEITO DE CARNAÍBA/PE

LOJA CM VARIEDADES

Tavares/PB. Fone/WhatApp: (83) 9629-7831

 

 

 

 

 

 
 
 
 

 

Pesquisa do IMIP relaciona microcefalia a possíveis necessidades nutricionais

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), com sede em Recife, está desenvolvendo uma pesquisa com o tema “Zika Vírus e Microcefalia: Possíveis Relações Causais com Deficiências Nutricionais”. Estão sendo investigadas as interfaces entre o estado nutricional, as doenças infecciosas e a ocorrência de malformação congênitas, a exemplo da síndrome de microcefalia atribuída ao Zika Vírus, além de outros fatores associados que se comunicam com alguns condicionantes nutricionais.

Segundo o pesquisador e docente do IMIP, professor Malaquias Batista, a pesquisa começou há vários meses. “Estamos trabalhando há quase um ano nesta pesquisa e acreditamos que será, em escala populacional, a mais abrangente e complexa avaliação realizada no Brasil em relação ao tema, pois reúne fatores infecciosos e carências nutricionais genéricas e específicas”, comenta.

Ainda de acordo com o pesquisador, o virtual desaparecimento dos casos de Zika Vírus e do surto epidêmico de microcefalia levou a equipe a modificar o trabalho inicial, passando a incluir outros processos infecciosos, como a Sífilis, HIV, Citomegalovírus, Herpes, Rubéola e Toxoplasmose. “Nessas novas circunstâncias, está sendo operacionalizado um complexo banco de dados, contando com mais de mil avaliações e seu seguimento. É um estudo de corte que admite vários desfechos, além da microcefalia”, destaca.

Em fevereiro, os pesquisadores do IMIP comemoraram os avanços alcançados até o momento. Até então haviam sido avaliadas mil gestantes. A pesquisa já está em fase de conclusão de coleta de dados e os resultados serão disponibilizados como banco de dados. 

IVINET

CENTRAL: (83) 3450-1177 ou (Tavares) 83- 9 9618-8308, (Princesa Isabel) 9 9850-0074, (Manaíra) 9 9908-2110. Mais informações, clique na imagem.

PREFEITURA DE TAVARES/PB

PREFEITURA DE CARNAÍBA/PE

ARTE MÍDIA

Comunicação Audiovisual -Tavares/PB. Fone: (83) 9 9869-8213. Hélio Mendes.

ÓTICAS SANTA LUZIA

Rua Manoel Lima, ao lado da Agência dos Correios, Centro - Tavares/PB. Fone: (83) 9869-0840. Adm: José Valdeney e Marta Alves.