WhatsApp

VEREADOR PABLO DANTAS

JUVENTUDE EM AÇÃO!

Tavares/PB

 

Ao lado do Bar de Kali, Rua Dr. José Henriques, Centro, Manaíra/PB. Contato: (83) 9.9948-3338

CONSULTORA MARTA ALVES

Telefone/WhatsApp: 

(83) 9 9869-0840

JÚNIOR DE MOCINHA

VICE-PREFEITO DE CARNAÍBA/PE

 

 

 

 
 

 

 

 

 
 
 
 

 

Município de Carnaíba deve adotar medidas para proteção da Caatinga

Resultado de imagem para caatinga

A fim de preservar a caatinga, único bioma exclusivamente brasileiro, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) por meio da Promotoria de Justiça de Carnaíba, expediu recomendação para que o município não utilize espécies exóticas na arborização das vias públicas.

De característica exclusiva do Brasil, a Caatinga não pode ser encontrada em outro lugar do planeta. Segundo o promotor de Justiça, Ariano Aguiar, o bioma encontra-se sob ameaça de extinção devido ao plantio de árvores da espécie nim indiano, promovido pelo poder público. Para o promotor, o nim representa uma ameaça real à biodiversidade, porque compete com as plantas nativas, podendo levar à diminuição dos espécimes locais.

“O biólogo da Universidade Federal do Ceará, Marcelo Freire Foro, ressalta que, além de reduzir a biodiversidade, plantas exóticas invasoras competem com as plantas nativas podendo causar alterações da estrutura e composição das comunidades vegetais nativas e até mesmo a sua extinção”, argumentou Ariano Aguiar.

O município vem cultivando a espécie em ruas e prédios públicos, devido à sua boa adaptação ao clima semiárido, como também, pelo fato da espécie conseguir acessar a água nas camadas mais profundas do solo, diante do seu sistema radicular eficiente. Além disso, o perfume das flores, a beleza e o crescimento rápido que fornece sombra com poucos meses após o plantio, tem convencido cada vez mais os moradores a cultivarem o nim em suas residências.

No entanto, a Prefeitura de Carnaíba poderá substituir nim por árvores nativas do bioma Caatinga na arborização da região, tendo em vista que elas também proporcionam sombreamento; essa substituição deve ser feita de forma gradativa, sem o corte das árvores já existentes. Na medida em que as espécies nativas forem crescendo, poderá ser feita a poda dos nins indianos.

Além disso, o MPPE recomendou ao município aumentar as fiscalizações a fim de evitar queimadas, carvoarias e demais atos degradadores ambientais; e informar a população para seguir o recomendado.

IVINET

CENTRAL: (83) 3450-1177 ou (Tavares) 83- 9 9618-8308, (Princesa Isabel) 9 9850-0074, (Manaíra) 9 9908-2110. Mais informações, clique na imagem.

LUIZ DA TELPA

VEREADOR 

TAVARES/PB

PREFEITURA DE CARNAÍBA/PE

ARTE MÍDIA

Comunicação Audiovisual -Tavares/PB. Fone: (83) 9 9869-8213. Hélio Mendes.

Designer e Assistência Técnica

Rua Manoel Prudente Nunes, nº 302, Centro-Juru/PB. Tefones: (83) 9.9816-1658 ou 9.9608-7857